Office Script - Estrutura de Decisão SWITCH ... CASE



Olá seguidor e seguidora do blog!

Seguindo nossa linha instrutiva para um aprendizado sólido no Office Script, neste artigo escrevo sobre outra estrutura de decisão, a instrução SWITH ... CASE. Caso não tenha lido o artigo sobre outra estrutura de decisão, a IF, clique aqui para ter acesso ao artigo.

Boa parte das rotinas que criarmos para a análise de dados será feito com base na tomada de decisão, com certas regras definidas e analisando dezenas ou mesmo milhares de valores. 

Essa decisão pode ser a faixa de desconto obtido de acordo com um valor de venda, pode ser uma decisão de compra com base em fatores, cálculo de percentuais de impostos e uma série de outros cenários. 

Se você olhar para os dados na sua planilha e perguntar E SE ou CASO ESSE VALOR ... com certeza estará precisando utilizar uma estrutura de decisão. 

A instrução SWITCH tem a seguinte sintaxe:

switch (<condição>) {
case <x>:
    ... instruções
    break;
case <y>:
    ... instruções
    break;
default:
    ... instruções
    break;
}

Note que após a palavra switch há parenteses para informar a condição que será analisada. Se a condição for true, os comandos case serão avaliados. Caso seja passado apenas um valor, uma string ou um objeto, ele será avaliado pelos cases da instrução.

Switch ... Case é uma ótima estrutura para comparar o resultado da validação com múltiplos resultados e, com basse nesses resultados, tomar uma ação. 

Algo diferente que você viu na estrutura acima é a palavra break. Ela deve ser utilizada para encerrar a estrutura switch ... case. Caso esqueça de colocá-la, mesmo após ter encontrado a resposta para a análise feita, ele continuará a execução dos próximos case / default.

Se você programa em VBA, a estrutura similar a essa é a selecte case... e a cláusula else é executada quando todas as condições não coincidem com a resposta encontrada no switch.

No caso do Office Script e da instrução switch, temos a opção default que é executada quando o nenhuma dos cases anteriores foi validado com sucesso.

Vamos a um exemplo prático. Imagine uma variável iniciada com o seguinte valor:

let valor: number = 2;

A estrutura de decisão abaixo vai avaliar a variável valor e com base nela apresentará a resposta correta:

switch (valor) {
case 1:
    console.log('Valor é igual a um!');
    break;
case 2:
    console.log('Valor é igual a dois!');
    break;
default:
    console.log('Outro número...')
    break;
}

Resolução:

A instrução switch recebe o valor número 2 e passa para a execução dos cases.
No primeiro case ( case 1: ) estamos avaliando se o número da variável valor é igual a 1. Como não é, a instrução passa para o segundo case.

No segundo case ( case 2: ) a validação returna true pois 2 = 2, a primeira instrução então é executada ( console.log('Valor é igual a dois!') ) e na sequência a instrução break é executada interrompendo o switch case.

No curso que gravei sobre o Office Script e está disponível na Udemy e no meu portal de treinamento (clique aqui), você verá na prática como aplicar a instrução switch e um macete muito interessante para conseguir fazer a comparação de faixas de valores, algo que foi trabalhoso no começo para elaborar a aula, mas no fim tornou o processo de uso do switch muito mais eficiente!!! Confira!

Agora é sua vez... Pratique um pouco o uso do switch e tenha em mãos uma ótima opção de estrutura de decisão. 

Que assunto gostaria que eu escrevesse no próximo artigo? Deixe sua sugestão nos comentários!

Grande abraço, obrigado pela leitura e não deixe de conferir o curso OFFICE SCRIPT FUNDAMENTOS que lancei em março de 2022. Ele está disponível em meu portal de treinamentos (clique aqui) ou na Udemy (clique aqui).
Para cupons de desconto na Udemy, confira esse outro artigo que escrevi e é atualizado mensalmente com promoções (clique aqui).

✔ Para acesso ao conteúdo programático do curso clique aqui.



Convido você a ler outros artigos que já escrevi sobre o Office Script:


Até o próximo artigo!



Alessandro Trovato
Compartilhando conhecimento, sempre!


#typescript #officescript #excelonline #excelscript #trovato #mvp #mvpbr #cursostrovato #if #elseif



Postagem Anterior Próxima Postagem