Select Menu
» » » » » » » » » » Office Script - Que tal estudar esta tecnologia agora?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga


Olá leitores(as) do blog!

Seja bem vindo(a) novamente a mais um artigo sobre o Office Script.

É interessante notar que muitos ainda não tentaram criar seus primeiros scripts no Excel Online. Acredito que o principal motivo para isso estar acontecendo é que os scripts ainda são restritos a um número muito pequeno de pessoas pois não são todos os pacotes Microsoft 365 que oferecem ainda o recurso. 

Se você trabalha em uma grande organização, possivelmente o Microsoft 365 já dá suporte ao Office Script. Minha primeira dica é conversar com o setor de Tecnologia da Informação e questionar se a linguagem já está disponível na organização. Se já estiver, não perca tempo e peça para que liberem o seu acesso o mais rápido possível! 

Em minha última pesquisa no site oficial da linguagem na Microsoft, somente as versões abaixo dão suporte ao Office Script:

  • Office 365 Business
  • Office 365 Business Premium
  • Office 365 ProPlus
  • Office 365 ProPlus para dispositivos
  • Office 365 Enterprise E3
  • Office 365 Enterprise E5
  • Office 365 A3
  • Office 365 A5

Uma vez descoberta a versão, e se você tem acesso a ela, está na hora de começar a estudar. 

Já percebeu que falta muita documentação sobre a linguagem? No site oficial da Microsoft, cujo link pode ser acessado clicando aqui, você encontrará os primeiros passos para entender o que é o Office Script.

Mas, se você não se interessa muito em ler documentação técnica sobre o tema e prefere vídeos, posso te ajudar com uma playlist inteira com conteúdos sobre o Office Script.

Para acessar a playlist, clique aqui. Há 18 videos publicados (até o momento) que somam mais de 9 horas de conteúdo sobre a linguagem. O primeiro vídeo fala sobre a base, como você pode começar a criar suas primeiras macros.

Minha dica para você é "Abra sua mente ao novo". O Office Script é uma derivação do TypeScript. Uma linguagem tipada, que executa suas functions diretamente no Excel Online, permitindo a automação dos processos. 

Na playlist você vai encontrar algumas planilhas que já desenvolvi utilizando conceitos do Office Script para tornar planilhas do dia a dia automatizadas.  

Vou ser sincero e vou te dizer: se você é um desenvolvedor em VBA e quer migrar para o Office Script, não vai ser fácil. O processo de aprendizado é um pouco mais lento e há muitos conceitos que vamos ter que aprender, principalmente na parte de escrita dos códigos, execução e depuração, além de premissas específicas do ambiente que impedem que a criação seja tão boa e agradável como no VBE (Visual Basic Editor) mas, isso é temporário e, este tema será tratado em outras postagens.

A Microsoft tem investido muito tempo e recursos na linguagem e melhorias são implementadas com frequência. A última que vi foi a permissão para associar um botão a uma macro. Aliás, já tenho vídeo sobre isso no Youtube também (link).

Segunda dica para você é: pratique! pratique! pratique!. Sem a devida prática, você não aprenderá ou assimilará esses novos conceitos. Pegue situações do seu dia a dia e crie suas primeiras macros. Há um gravador de scripts que vai te ajudar nesse processo. 

Estude o código gerado (mas antes assista meus vídeos!) e comece de uma vez a migrar suas planilhas para uma plataforma online. Seus arquivos terão seus scripts incorporados a ele (outra novidade recente) e outras pessoas de sua organização poderão usufruir desses benefícios também!

E me conte depois aqui nos comentários. Como está sendo a sua experiência com o Office Script ? Eu estou gostando... 


Obrigado pela leitura! Grande abraço e até o próximo artigo.


Alessandro Trovato

Compartilhando conhecimento, sempre!










Outros artigos sobre o tema:



Autor Alessandro Trovato

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios