#03 - COMO EU APRENDI - Microsoft Project



Olá, seguidor e seguidora do blog!

Neste terceiro artigo da série que estou escrevendo: COMO EU APRENDI, vou falar sobre meu processo de aprendizagem do programa mais amigável para realizar o planejamento e execução de Projetos da Microsoft: o Project.

Em um determinado ponto da minha vida de consultor, fechei um contrato com uma grande empresa da área de outsourcing de impressão para ministrar treinamentos das principais ferramentas que eles utilizavam na época: Sharepoint 2003, Project 2003, Excel, Word, Outlook e PowerPoint. 

Quanto aos aplicativos Office, foi bem tranquila a aplicação das turmas, pois já tinha o domínio das ferramentas. Mas o Sharepoint e o Project eram outra história. 

Na época não existia a facilidade de consulta da documentação técnica oficial, nem Youtube e nem livros de boa qualidade. O jeito foi aprender a usar a ferramenta na marra. Como eles já tinham um conteúdo programático definido, não foi difícil ministrar o curso direcionado às suas necessidades. A empresa permitiu que eu utilizasse suas dependências por um período para montar o curso e a licença do Project foi fornecida por eles.

Treinamento ministrado, assunto encerrado!

Passados anos dessa experiência, vim trabalhar como Analista de Treinamento na MLF, uma empresa sediada em Belo Horizonte e com a Melissa Fonseca e o Felipe Gualberto como diretores (e agora meus chefes!). Entre as atividades de consultoria e treinamentos realizados, o Project é um dos aplicativos do portfólio que eu tinha que dominar.

Como Analista de Treinamento e surgindo demandas na área, tive que voltar a aprender a utilizar o aplicativo, mas desta vez, utilizando um método preferido por muitos (inclusive você que está lendo esse artigo!). 

Se você esperava que utilizei a técnica tradicional descrita nos dois artigos anteriores, errou!!!! Dessa vez o aprendizado foi feito de forma muito tradicional, foi um aprendizado mentorado.

Com meus conhecimentos adormecidos (para não falar completamente esquecidos), tive uma mentora em todo esse processo: a Melissa. O desafio era grande: me capacitar novamente no Project mas não só para uma turma, mas para dezenas de turmas de treinamento, em todos os níveis: básico, intermediário, avançado e gestão. 

Com uma vivência em campo única e de longa data, o desafio estava lançado... O primeiro contato com a Melissa para a capacitação foi uma aula introdutória de conceitos e o conteúdo programático do curso Básico do Project.

Como eu já tinha recentemente feito um trabalho em paralelo no Youtube gravando uma sequência de aulas sobre conceitos de projetos (clique aqui para acessar a playlist) com o amigo Mário Trentin, pelo menos o conteúdo conceitual estava bem claro em minha memória, mas o uso do Project ainda era uma incógnita.

Apesar de ter mencionado que usei o método tradicional de aprendizado guiado com uma tutora, o processo de assimilação do conteúdo não vem de terceiros... 

Ele é um processo só seu e tive que me esforçar para fixar o conteúdo que estava sendo abordado. Dominar o conteúdo, entendê-lo a ponto de poder explicar para alunos dos cursos é um processo lento, de assimilação controlada e de muita experimentação. Enfrentar uma sala de aula, sem o domínio do assunto é algo que não faço em hipótese nenhuma.

Aprender com a mentoria de um tutor ou tutora vai retirar a parte complexa de encontrar a lógica, o entendimento e a sequência correta de estudos. Com a mentoria, o aprendizado virá!

Ser guiado no processo cria uma linha cronológica e de raciocínio perfeita para o aprendizado. Uma plataforma sólida de conhecimentos básicos é estruturada e  depois haverá espaço seguro para conteúdos mais avançados. A busca por conhecimento complementar é sempre válida e necessária.

Junto com o processo de mentoria, adquiri o livro do MVP Raphael Santos intitulado Criando Fórmulas e Indicadores no Microsoft Project. Um livro focado na criação de campos personalizados para serem adicionados aos projetos. Algo como criar funções específicas de análise no Excel. O livro é fantástico e muito didático, colocar em prática os conceitos do livro é fácil e agradável. Fiz todos os conteúdos e o resultado foi muito importante para entender o processo de criação dos campos personalizados e suas funcionalidades.

Ainda durante a aprendizagem tive o primeiro contato com o VBA do Microsoft Project e sob a supervisão do mestre Felipe Gualberto consegui criar o meu primeiro addin (utilizando um framework próprio, desenvolvido por ele). 

Para quem não sabe, o addin é um suplemento que pode ser adicionado ao Project (e outros produtos Office) com funcionalidades que antes eram feitas em VBA. Imagine um painel lateral no seu projeto com botões e com esses botões várias rotinas repetidas que podem ser automatizadas.

Criar um addin no Project é um desafio imenso (o que estou montando não foi concluído e está em fase de aperfeiçoamento e testes). Nesse ponto não há uma documentação oficial sobre a manipulação dos objetos do Project via scripts, e o material que está disponível é muito, muito ruim...

Enfim, desafios duplos para a mesma ferramenta (criar soluções automatizadas e ensinar a usar o aplicativo)!

Neste método de aprendizado (mentoria guiada), meu processo de aprendizado é muito mais rápido. Imagine ter uma pessoa orientando você desde os passos iniciais até o uso avançado do aplicativo? 

Dessa forma as dificuldades encontradas no caminho serão bem menores e, quando surgirem são rapidamente resolvidas, criando uma sensação de vitória e conquista. Uma conquista mútua, pois tenho certeza que tanto o mentor quando o mentorado ficam satisfeitos quando o aprendizado dá resultado.

Há também as mais diversas formas de usar o aplicativo: 
  • Você pode ser da área da gestão financeira e "enxergar" o seu projeto por esse prisma. 
  • Você pode ser um Gerente de Projetos e "enxergar" o projeto com a visão da Gestão de Projetos. 
  • Você pode ser o diretor da empresa e "enxergar" o projeto com uma visão gerencial e como executor das tarefas, 
  • Você pode administrar e executar suas atividades com uma visão direcionada a isso.

Depois de ministrar mais de 300 horas de cursos ao vivo e nos mais diferentes níveis, posso dizer que o Project é uma das ferramentas que mais surpreende: é fácil de ser utilizada (considerando sua usabilidade) mas, tem tantos recursos ocultos que precisam de um certo conhecimento para aplicá-los. São recursos surpreendentes!

Sei que tenho ainda muito o que aprender sobre a ferramenta. Há muitos recursos e áreas para a sua aplicação. Quer um exemplo? Você sabe fazer um avanço físico das tarefas? Consegue analisar os indicadores de andamento do projeto com base na duração, custo ou peso? Hoje sei dizer que sim mas, há muito mais para aprender... 

A cada turma de treinamento ministrada um novo conjunto de ferramentas aprendidas. E, na construção que fiz do treinamento focado em PCM (Plano de Controle da Manutenção), e na aplicação das turmas ao vivo, a experiência dos alunos e alunas têm sido enriquecedor. Como não gostar da experiência da linha de frente com as técnicas aprendidas de forma didática?

À minha mentora Melissa agradeço a paciência e os ensinamentos, à Microsoft fica meus agradecimentos por criar uma ferramenta tão incrível para a gestão de projetos (mas que pode ainda melhorar!!!).

Há muito ainda o que aprender!

Aqui deixo uma dica: procure um mentor ou uma mentora para o seu processo de aprendizado. Experimente ser guiado no processo de aprendizado de algo novo. Tenho certeza que será uma experiência única na sua vida acadêmica ou profissional. 

Que assunto gostaria que eu escrevesse no próximo artigo? Deixe sua sugestão nos comentários!


Até o próximo artigo!



Alessandro Trovato
Compartilhando conhecimento, sempre!


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