SQL Server - Adicionar um usuário no Banco de Dados

SQL Server - Artigo sobre como criar um usuário no banco de dados

Olá, seguidor e seguidora do blog!

O artigo de hoje é o primeiro de uma série de artigos que escreverei também sobre o SQL Server e seus recursos.

O tema deste artigo: "Como adicionar um usuário no Banco de Dados" não faz parte das aulas que estão no Youtube. Esse conteúdo, por enquanto, só aqui no artigo.

Nas aulas publicadas, fizemos o acesso ao nosso banco de dados utilizando um usuário do sistema operacional Windows, ou seja, o próprio usuário que fez a criação do banco de dados. Se quiser conhecer o curso, clique aqui.
 
Em muitas situações, é interessante criar um usuário armazenado diretamente no Banco de Dados. Para acesso em outras máquinas ou por aplicativos, é interessante utiliza-lo pois, se tentarmos utilizar o usuário do sistema operacional, não vamos conseguir (isso porque o acesso não estará sendo feito pela máquina do usuário ou, se tiver na mesma máquina, mas com outro login, também não será possível o acesso).

Comece abrindo o SQL Server Management Studio (SSMS). A tela de logon será exibida e, se você fez a instalação padrão, o esquema de login é o usuário do sistema operacional. Observe a imagem abaixo.


Após o login no Mecanismo do Banco de Dados, na janela de pesquisador de objetos, expanda Segurança e na sequência, expanda Logons.


Clique com o botão direito sobre Logons e escolha Novo Logon. A janela abaixo será exibida.


Em Geral, preencha os seguintes dados:

Nome de Logon: Informe o login desejado para o usuário. Pode ser seu sobrenome, seu nome, seu número de registro na empresa, a combinação de nome e sobrenome. O ideal é que você já faça a previsão do crescimento do seu banco de dados para evitar nomes duplicados.

Autenticação do SQL Server: marque essa opção, desmarcando a Autenticação do Windows.

Senha e Confirmar Senha: crie uma senha para o usuário. Neste ponto cabe uma explicação. Em algumas empresas, é o DBA que faz a criação de senhas para o usuário. 

Impor política de senha: Com a imposição da política de senha, é possível fazer a configuração da política utilizando o ALTER LOGIN. Isso incluir formato da senha, comprimento mínimo e outras regras obrigatórias para a composição de uma senha segura.

Impor vencimento de senha: A expiração da senha é um item de segurança, pois se a senha vazar sem o conhecimento do usuário, em um determinado período ela deixará de ser válida.

O usuário deve alterar a senha no próximo logon: deixe marcado esse campo se quer permitir que o usuário altere sua senha no primeiro logon.

Banco de Dados Padrão: Selecione o banco de dados que será o padrão do usuário.

Idioma padrão: troque para o idioma desejado. No print abaixo, troquei para Portuguese - Português.


No menu à esquerda, clique em Funções de Servidor. 
Não faremos alteração nesta tela pois nela configuramos as permissões do usuário para o Mecanismo do Banco de Dados. Ele altera o privilégio de segurança do usuário em todo o servidor.


Novamente no menu à esquerda, clique em Mapeamento do Usuário.

Selecione o banco de dados na parte superior da tela que quer configurar para o usuário. Observe que é possível selecionar o Schema padrão para o usuário nesta mesma tela. No print abaixo, há um schema criado chamado Trovato. Neste ponto você pode escolher o schema padrão: dbo.

Na parte inferior marque a opção db_datareader. Este acesso permitirá ao usuário fazer a leitura do banco de dados. Desabilite a opção db_owner se você não quer dar permissões de proprietário do banco de dados para o usuário.

Há outras permissões que podem ser ativadas, como por exemplo a opção db_datawriter que permite ao usuário fazer alterações nos dados das tabelas. Todas essas permissões também podem ser configuradas pelo DBA via scripts.


Na opção Protegíveis não faremos qualquer alteração.

Selecione a última opção do menu a esquerda: Status.

Nesta tela você conseguirá bloquear um usuário caso não queira que ele acesse mais o banco de dados e conseguirá também desbloquear o usuário caso sua senha e seu acesso sejam bloqueados por tentativas sem sucesso de logons.


Pressione o botão OK para concluir o processo.

O usuário será criado na estrutura de Logons (imagem abaixo).


Para testar o acesso do usuário sem se desconectar o Mecanismo de Banco de Dados, clique no botão para fazer novamente o logon (conforme assinalado na imagem abaixo).



Informe o usuário e a senha criada para ele e clique em Conectar.


Como deixamos a opção para alterar a senha selecionada, uma nova caixa de diálogo é exibida solicitando a nova senha. Faça o seu cadastro.


Pronto! Estamos conectados no banco de dados com o novo usuário.



Quer aprender a utilizar o SQL Server e ter destaque em sua carreira na área de dados? Tenho um curso completo de SQL Server em meu portal de treinamentos.

Para mais informações, clique aqui.

Há esquema especial de licenciamento para empresas (a partir de 10 licenças).

Agora é sua vez... Pratique e faça a criação de novos usuários para o seu Banco de Dados.

Que assunto gostaria que eu escrevesse no próximo artigo?
Deixe sua sugestão nos comentários!


Até o próximo artigo!



Alessandro Trovato
Compartilhando conhecimento, sempre!



#sqlserver#sql #microsoftsql#bancodedados #trovato #mvp #mvpbr #cursostrovato 










Postagem Anterior Próxima Postagem