Artigo: Excel e as eternas dúvidas: Como e o que aprender?



Olá! Meu nome é Alessandro Trovato e com base em minha vivência profissional vou explicar como você pode evoluir na aquisição de conhecimento em uma das mais incríveis ferramentas de planilha eletrônica do mercado: o Excel.

Sou um apaixonado pelo Excel desde uma das primeiras versões do aplicativo: a 2.0. Aqui no Brasil, acredito que só o amigo João Benito Savastano tenha trabalhado com a versão 1.0 (e se você não sabe foi ele que ajudou a popularizar o Excel aqui no Brasil). Agradecimentos a parte, como buscar evoluções nos estudos do Excel e principalmente como utilizar a solução correta para cada solução?

Vamos ao primeiro ponto: evolução nos estudos

Vou começar pelo primeiro ponto de dificuldade do seu processo. Imagino que você está com uma necessidade no trabalho ou pessoal e precisa criar uma planilha as pressas. Com base nessa necessidade você decidiu assistir tutoriais no Youtube e descobriu que suas dúvidas só aumentaram. O que fazer?

Neste caso o processo já começou errado... Nunca deveríamos esperar uma necessidade para aprender algo novo, devemos tentar nos antecipar e aprender ou conhecer minimamente os aplicativos e ferramentas que fazem parte do nosso dia a dia no trabalho.

Como bons brasileiros, nunca fazemos isso, não é? Um dia espero sinceramente que isso mude! No final vou deixar a solução mágica para aprender o Excel para uma entrevista ou uma prova.

Apesar de tentar rapidamente responder a sua dúvida, os vídeos trouxeram mais problemas, pois houve só perda de tempo. Para que atenda a esta demanda urgente procurar uma ajuda profissional será, basicamente, a sua única solução.

Se o problema não for urgente recomendo os seguintes passos de estudo:

1) Procure um curso básico sobre o Excel, mesmo que você já conheça um pouco o aplicativo. Ter uma boa base de conhecimento teórica ajudará a reconhecer o ambiente de trabalho do aplicativo e localizar seus recursos com mais facilidade. Responda rápido: qual é a tecla de atalho para selecionar uma coluna inteira no Excel? Se você demorou para responder ou não sabe, veja que o curso básico vai te ajudar nessa dúvida. Aliás, o atalho é o CTRL + BARRA DE ESPAÇOS

2) Crie uma rotina de estudos. Estude de forma cadenciada, alguns dias na semana. Não espace demais os estudos pois eles não causarão qualquer efeito no seu aprendizado.

3) Escolha um método de ensino que seja adequado para você. Ele pode ser por vídeos, treinamentos presenciais, leitura de livros etc. Sinta-se confortável com o método escolhido.

4) Pratique tudo o que você vê nas aulas, mesmo do nível básico... Praticando estamos sempre aprendendo.

5) Depois de conhecer o básico do aplicativo procure vídeos ou artigos que contenham conteúdo com níveis mais intermediários e avançados. Cuidado com os vídeos curtos demais. A superficialidade do tema só te prejudicará. Tente estudar a fundo cada nova função que aprender. Uma outra pergunta rápida: Cite 8 categorias diferentes de funções o Excel possui na versão mais nova do aplicativo? Se não conseguiu responder, veja que precisa usar e explorar um pouco mais a barra de fórmulas.

6) Novamente pratique os conceitos abordados. Não deixe para sua memória reter todas as informações, ela não conseguirá. Sua memória de trabalho (de curto prazo) é limitada e basta uma outra prioridade aparecer para tudo desaparecer da sua memória. Descanso e estudos certos farão com que seu cérebro retenha mais informações. Pratique, estude e descanse!

7) E o mais importante deixei para o final. A cada novo aprendizado, tente ensinar alguém sobre o assunto. Aprendemos melhor quando ensinamos outra pessoa. Você reforça o aprendizado.

Se você chegou até aqui na leitura, deve ainda estar pensando: por onde começar?

Minha dica na ordem de estudos para seguir é a seguinte:

1) Excel Básico (para ter noções essenciais da ferramenta)

2) Excel Intermediário (para ter noções da gama de funções disponíveis no aplicativo que somam mais de 450 nativas)

3) Excel Avançado (para aplicar conhecimentos adquiridos anteriormente e aprimorar o uso dos recursos e suplementos nativos do Excel)

Aqui faço uma pausa na sua leitura. Se quiser saber o que é para mim os níveis básico, intermediário e avançado, leia meu outro artigo no LinkedIn sobre o tema (clique aqui).

4) Suplementos para Análise de Dados (Power Query e Power Pivot)

5) VBA para automatização dos processos (sim, ele está depois dos suplementos de análise de dados pois hoje o profissional deve antes de tudo saber analisar e tratar dados corretamente!)

6) Fórmulas matriciais (nesse ponto deixo o amigo Fernando Fernandes no canal Expresso Excel dar as aulas e definições sobre o recurso!) 

Se você chegar até aqui no processo descrito acima, parabéns. Você é um profissional diferenciado no mercado. Está na hora de dar aulas, criar um canal de vídeos no Youtube, escrever livros e propagar seus conhecimentos! Seja bem-vindo ao time!

Brincadeiras a parte, pensou que eu tinha esquecido a segunda parte do artigo: como utilizar a solução correta para cada problema encontrado no Excel? Fácil.

Se você seguir os passos anteriores descritos até aqui, estará apto para encontrar a solução que precisa no Excel. Naturalmente as sinapses serão montadas pelo seu cérebro e com base no conhecimento adquirido os recursos serão recomendados inconscientemente. Em pouco tempo sua produtividade aumentará consideravelmente.

Agora, se você queria com esse artigo uma receita mágica e instantânea para aprender o Excel em uma semana, esqueça... Ela não existe !

Depois me conta um pouco qual foi sua experiência de aprendizado!

 

Até o próximo artigo!

 

Alessandro Trovato

Compartilhando conhecimento, sempre!


Postagem Anterior Próxima Postagem