#02 - Planilhas Excel - Vamos falar sobre Educação Financeira?


Olá, pessoal! Rafael por aqui novamente.

Primeiramente, gostaria de agradecer o retorno positivo que obtive do primeiro artigo aqui postado. Isso me motiva a dar continuidade ao assunto e compartilhar mais conhecimento, sendo para mim um caminho de duas vias, onde posso ensinar o pouco que sei e aprender ao mesmo tempo.

Neste artigo, apresento mais uma ferramenta de fácil utilização. Trata-se da segunda planilha em Excel que elaborei para vocês.

Planilha Nº2 – Poupança/Investimento após "n" meses – Download



Então, como utilizar esta planilha?

É simples. Basta vocês definirem o valor que pretendem poupar mensalmente. Na sequência, a taxa de juros recebida e por quanto tempo pretende-se poupar o mesmo valor. Feito isso, os resultados serão mostrados.

Algumas observações importantes:

Reparem que o tempo é um fator importantíssimo, pois é em longo prazo que a ação dos juros compostos surte efeito

É possível analisar isto da seguinte forma: 

Digamos que vocês queiram acumular o valor de 1 milhão de reais, poupando 500 reais por mês a uma taxa de 1%. Vocês precisarão de aproximadamente 25 anos para chegar lá. Se para acumular 1 milhão de reais levou-se 25 anos, então vocês podem pensar que para acumular 2 milhões levarão 50 anos, quando na verdade o tempo será de aproximadamente 31 anos. Lembrem-se de que o rendimento tem um crescimento exponencial.

Acredito que o difícil mesmo, é conseguir acumular um montante de 100 mil reais. Nessa fase inicial, o rendimento mensal é muito baixo, porém, passando dos 100 mil vocês já terão uma renda passiva (seu rendimento mensal) considerável. É a mesma ideia que apresentei anteriormente, com o exemplo de 1 milhão de reais. Para chegar ao valor de 200 mil reais será bem mais rápido comparado ao tempo que levou-se para chegar aos 100 mil reais, e assim sucessivamente.

Deixem as suas sugestões, comentem, compartilhem!
 
Grande abraço,
Rafael Marcelo



Postagem Anterior Próxima Postagem