#01 - Planilhas Excel - Vamos falar sobre Educação Financeira?

Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou o Rafael, e fui convidado pelo nosso amigo Alessandro Trovato para abordar um pouco do que sei e tenho feito sobre o tema Educação Financeira.

Ao Alessandro, agradeço enormemente por aceitar a minha sugestão e trazer para o blog este assunto que é tão importante para nós caminharmos de mãos dadas com o dinheiro.

Porém, antes de mais nada, gostaria de dizer que eu ainda não tenho a minha independência financeira. Sou apenas uma pessoa que, após ler livros sobre o tema, tem mudado os seus hábitos e conceitos sobre o dinheiro, passando então a absorver estas ideias das pessoas que chegaram a tão sonhada independência financeira, ou que estão há algum tempo batalhando para chegar lá, assim como eu estou.

A minha ideia é apresentar algumas ferramentas que precisei desenvolver para seguir neste caminho. Quero compartilhar algumas planilhas financeiras com vocês leitores. Através delas, vocês poderão lançar valores e visualizar as suas projeções financeiras e metas a serem seguidas, fazendo pequenas simulações nestas planilhas.

Mas por que então fazer o download destas planilhas, sendo que há tantas destas já existentes na internet?
Quando passei a utilizar planilhas financeiras, simplesmente eu não gostava daquelas que encontrava na internet, talvez porque a formatação não era bacana, ou então, eram bagunçadas e de difícil entendimento, tendo inúmeras variáveis em seus cálculos e sequer apresentavam as referências de onde aqueles cálculos foram extraídos.

Por isso, eu precisei adquirir conhecimento nesta incrível ferramenta da Microsoft, o Excel. Aprendi muito com as videoaulas do Alessadro Trovato, postadas em seu canal pessoal do YouTube. Desta forma, adquiri as habilidades necessárias e passei a utilizar as minhas próprias planilhas financeiras que, com o passar do tempo, foram sendo aperfeiçoadas para a minha necessidade, e por isso creio que estas poderão lhes ajudar também.

Planilha Nº1 – Tempo para atingir o seu objetivo financeiroDownload


Nesta planilha, vocês poderão definir inicialmente um valor que gostariam de ter. Na sequência, deverá ser informada a taxa de juros recebida mensalmente, porém, é importante ressaltar que esta taxa será apenas uma média de retorno mensal. Feito isso, deverá ser definido o valor a ser investido por mês. Em seguida, os resultados serão apresentados. 


Primeiramente, antes de começar a utilizar esta planilha, gostaria de apresentar uma recomendação de leitura que fiz do livro Os Mitos do Dinheiro, do autor Gabriel Torres.

A leitura deste livro é de extrema importância para a compreensão de como o dinheiro se multiplica com a ação dos juros compostos, obedecendo uma curva exponencial.

Recomendação de leitura, Os Mitos do Dinheiro:
 
Há algum tempo, venho estudando sobre finanças pessoais, e hoje eu gostaria de recomendar um livro que tem me ajudado muito a mudar a minha forma de pensar sobre o dinheiro e a deixar para trás mitos que me impediam de ter um bom relacionamento com ele, aliás, é justamente nesse ponto que o autor Gabriel Torres quer te convidar a eliminar tais fatores, que geralmente são mais psicológicos do que técnicos e que te impedem de obter o sucesso. 

O que é sucesso para você? Será que sucesso é ter muito dinheiro? Quanto é muito dinheiro para você? Essas são algumas das várias perguntas que o autor fará para você durante a leitura, o convidando para um momento de reflexão.

Agora eu, Rafael, vou te fazer uma pergunta: Você vai querer depender do INSS para a sua aposentadoria? Pare e reflita um pouquinho. Se você respondeu sim à esta pergunta, muito provavelmente terá problemas ao chegar lá. Se você não está fazendo nada, e nem sabe por onde começar, este livro com certeza é para você!

Muitas pessoas ainda pensam que dinheiro não traz felicidade, só ganha dinheiro quem tem dinheiro, ou então, acham que sucesso financeiro só é válido para os outros. Possivelmente, estes podem ser alguns dos mitos que você carrega. Eu, por exemplo, achava que investimentos eram só para os ricos. Pensava: “Ah, mas eu não tenho dinheiro, como é que eu vou investir se nem dinheiro eu tenho?”. Com trinta reais você já poderá iniciar ótimos investimentos, mas o melhor investimento que você pode fazer agora, é investir em conhecimento. Como mencionado no livro, hoje nós estamos vivendo a era da informação, ganhará mais dinheiro quem tiver mais conhecimento.

Eu mesmo, cometia muitos erros quando o assunto era finanças pessoais, trocava os pés pelas mãos e ainda hoje venho esbarrando em algumas dificuldades, tais como: entrar em uma loja com aquela ideia de que apenas vou dar uma olhadinha e quando penso “Eu quero isso”, aí meu amigo, o negócio é sair correndo da loja, ou então, as tais compras de imediatismo irão te quebrar.

Um dos mitos mais bacanas que tem neste livro e que leva uma abordagem bastante delicada é o “Mito da Casa Própria”. Você certamente já deve ter ouvido aquele ditado popular “Quem casa, quer casa”. Pois é, muitas vezes não paramos para pensar se é viável financeiramente ter aquele cantinho para dizer que é seu. Eu mesmo, pensava que morar de aluguel era jogar dinheiro no lixo, pois é o que todo mundo diz. Aos poucos, fui percebendo que para os nossos objetivos financeiros (meu e de minha noiva), a casa própria pode ser um grande atraso. Essa abordagem é bastante delicada, porque há vários fatores que devem ser considerados em se ter a casa própria, que em sua maioria, são fatores psicológicos. Por isso, se você tiver mais curiosidade neste assunto, a leitura cairá muito bem.

Muitas vezes, fazemos o que todo mundo faz. Quando queremos conselhos sobre como fazer para ganhar dinheiro, vamos pedir justamente para aquelas pessoas que nem dinheiro tem. Pense comigo: se você quer aprender a nadar, para quem você vai pedir ajuda? Com toda certeza, irá pedir para alguém que já chegou do outro lado da piscina.

Espero que eu tenha conseguido fazer você se questionar um pouquinho sobre os seus hábitos financeiros, pois ficaria muito feliz se algum amigo ou alguém, mesmo que mais distante, comentasse comigo que, a partir desta indicação, deu os seus primeiros passos. Tenho certeza que você irá se incentivar também por outras leituras, quando surgem os primeiros resultados, mesmo que pequenos, a motivação aumenta e é disso que você irá precisar: Motivação.


Confira o blog pessoal do Gabriel, acesse  www.terremoto.com.br

Assista ao vídeo de introdução ao primeiro capítulo do livro:


Agora é com vocês!

Deixem as suas sugestões, comentem, compartilhem!
 
Grande abraço,

Rafael Marcelo

Postagem Anterior Próxima Postagem