Porque gosto tanto do Excel e porque você deveria gostar também!

Olá amigos do blog!

Resolvi escrever um pouco. Vou relatar algumas experiências pessoais com desenvolvimento, o porque escolhi o Excel e o VBA como linguagem de desenvolvimento e porque devemos dominá-los! Aproveitarei também e direi como me apaixonei pelo Excel e seus recursos. Acredito que muitas das situações aqui já foram encontradas por você também, então vamos lá!

Porque aprendi e porque você deve aprender VBA também?

O Excel por si só já é um excelente aplicativo de planilha eletrônica do mercado mas mesmo com suas centenas de funções e possibilidades não é ilimitado!

Quando começamos uma planilha, geralmente temos uma ideia básica do que queremos e a partir disso novas necessidades vão surgindo e sendo desenvolvidas.

Mas e quando chegamos a um ponto onde as funções e as operações matemáticas do Excel já não nos ajudam?

É a partir do reconhecimento de nossas limitações que descobrimos que é hora de evoluir e nos aprimorarmos! A primeira coisa que nos vem a cabeça é "Quem poderia nos ajudar?". Eu digo que a melhor pessoa para lhe ajudar é você mesmo!

O trabalho de pesquisa, leitura, prática e aplicação do conceito apresentará sempre o melhor resultado em seu aprendizado. Quando perguntamos para alguém "Pode me ajudar?", é ele que estará evoluindo, e não você!

Como tudo na vida, aprender a programar, falar um idioma, tocar um instrumento musical não se aprende tomando uma pílula (até gostaria que sim, mas fazer o que né?). Todo aprendizado deve começar com um problema, algo que te desafie.

Quando encontrar esse desafio, vá atrás e busque a solução, seja em aulas, livros e amigos (busque como fazer e não quem faça!)

Já sabe por onde deve ir? Perfeito. Agora arregace as mangas e mãos a obra.

Hoje tenho um nível relativamente bom em programação mas antes não conseguia nem fazer o famoso "Hello Word!" em VBA (até hoje não consigo fazer isso na WEB! Isso me mata mas hei de aprender!).

Não tenha vergonha de reconhecer suas limitações. Diga "Não sei" quando não conseguir fazer algo porque o "Consegui!" é uma recompensa maravilhosa!

Comecei a desenvolver em VBA quando me propus a automatizar diversas planilhas que criava para controle de uma Folha de Pagamento na empresa que trabalhava. Fazia praticamente 100% do trabalho de forma braçal, sem automatizações ou inteligência, apenas copia, colava e preenchia o que precisava.

Percebi que reduziria o equivalente a 2 dias de trabalho em apenas alguns minutos se pudesse criar as rotinas de cálculo, verificação e validação da folha. Pronto! Já tinha meu desafio!

Trabalhando nas horas vagas fui coletando informações em livros, nos fóruns de discussão (Guru do Excel, Yahoo ExcelBR, ambienteoffice, technet, entre outros), e com a mão na massa melhorei minha planilha.

Gostei tanto do trabalho que resolvi "transferir esse conhecimento" para outras planilhas que utilizada e: CONSEGUI!

Quando já não encontrava mais "problemas" para resolver com as macros percebi que era hora de novos desafios. Fui ao mercado e lancei alguns cursos presenciais de capacitação para empresas. Na minha primeira reunião, apresentaram um conteúdo programático enorme e perguntaram se eu conseguiria ministrar um curso de Excel, do básico ao avançado (sem macros) dali a 2 meses.

A proposta era boa, o valor pago era bom e respondi que sim, sem pestanejar.

Um pequeno problema era que eu não conhecia nem 40% do conteúdo que iria ministrar. Estava preso ao meu mundinho do Excel "Usuário" e não havia buscado aperfeiçoamento (isso na época do Excel 2003! E olhe que eu utilizo o Excel desde a versão 2.0, um dinossauro!).

Com o compromisso de criar uma apostila e ministrar o treinamento arregacei as mangas e me pus a estudar e a escrever o material.

O resultado (até agora) por ter aceito esse desafio:

  • tenho uma apostila do Excel que já foi premiada pelo site Apostilando.com e que já foi atualizada três vezes, além de ter sido baixada milhares de vezes (gratuitamente)
  • criei (até agora) mais de 1.150 videoaulas para o Youtube para compartilhar esse conhecimento adquirido (gratuitamente) e tirando a "dificuldade" (que encontrei na época que precisei aprender a utilizar o Excel), além de outros aplicativos importantes do mercado como o Word, LibreOffice, Windows, Internet, Email, segurança digital e outros temas.
  • recebo dezenas de mensagens gratificantes sobre conquistas que me enviam nos comentários do vídeos, email, Facebook, etc.
  • tirei duas certificações em Excel: Specialist e Expert
  • trabalho na área criando centenas de planilhas automatizadas com conexão a qualquer banco de dados que houver necessidade
  • participei do CONAEXCEL - Congresso Nacional do Excel 2015 e agora em 2016 haverá uma nova participação
  • seis vezes palestrante no Excel Weekend;
  • conheço grandes nomes do Excel Nacional pois tive a oportunidade de trabalhar com eles em diversos projetos (incluindo o projeto Desafio Excel)
  • meu canal de vídeos possui mais de 196.000 inscritos e os vídeos já foram visualizados mais de 16.000.000 de vezes!
  • me correspondo com dezenas de pessoas de outros países e estados brasileiros que conheci pelas aulas!
Eu nunca pensei que no futuro (hoje tenho 50 anos) poderia atingir esses resultados e receber tantas coisas boas. Aquela máxima que diz "Faça o que gosta e não terá que trabalhar um dia sequer na vida" retrata bem como me sinto hoje. 

Mas e porque você precisa aprender Excel e VBA?
Sem conhecer programação VBA ou recursos mais avançados do Excel você estará sendo "classificado" como um usuário, SEMPRE! E isso realmente me incomoda... Não gosto de rótulos, mas infelizmente são por eles que somos reconhecidos. Fuja deles!

Seja mais! Seja referência! Seja um diferencial na vida das pessoas e na sua também! 
Quando crescemos pessoal e profissionalmente conquistamos vitórias, elas não são entregues de bandeja. Não procure uma empresa para trabalhar, seja procurado por elas! Não seja mais um currículo em uma interminável pilha! Seja aquele profissional que pode fazer a diferença...

Agora você pode me perguntar. Alessandro, há tanta demanda assim pelo Excel? E eu te respondo:
  • Grandes sistemas como SAP, ERPs, CRMs, Sistemas Legados, Sistemas WEB e outros sistemas de gerenciamento de informação exportam seus relatórios em Excel para análise 
  • Ferramentas de B.I. (Business Intelligence) utilizam o Excel como interface entre o usuário e o dados gerados 
  • Qualquer empresa têm planilhas para controle de suas atividades (de uma padaria até uma multinacional)
  • O Excel "conversa" com praticamente todos os sistemas de banco de dados, com planilhas, com a WEB e com arquivos para "extrair" informações importantes para seus negócios
  • Muitas empresas não possuem sistemas de controle do mercado por isso criam suas próprias soluções ou adquirem soluções de consultorias próprias para isso. 

Poderia citar vários outros casos de uso do Excel, mas deixo isso para você!
Comente esse post e me diga o que é o Excel para você!

Lembre-se que nunca é tarde para começar!

Bons estudos!


Em tempo: e se quiser aprender Excel, acesse este link do meu canal de vídeos no Youtube e tenha acesso a centenas de aulas!


Postagem Anterior Próxima Postagem