A importância do aprendizado na recolocação do mercado de trabalho

Olá amigos do Blog.
Esta é uma cópia do primeiro artigo que escrevi para o blog iSeparei.
A postagem pode ser acessada clicando neste link.

Artigo: A importância do aprendizado na recolocação no Mercado de Trabalho

Ao ler o artigo “Como voltar ao mercado de trabalho” no blog iSeparei percebi que podia contribuir com a discussão e complementá-lo. Do artigo, o que mais me chamou a atenção foi sem dúvida o trecho sobre cursos de atualização.
De fato, após um período afastado do mercado de trabalho temos muito receio de não sermos  “competitivos” e ter sido “superado” por esta nova geração cheia de energia mas sem experiência. Esse temor faz com que aceitemos na recolocação cargos e funções abaixo da nossa formação profissional, inclusive nos afastando por longos anos da ascensão profissional.
Um dos conhecimentos obrigatórios e mais exigido no retorno ao trabalho sem dúvida é a área tecnológica.
Excelentes cargos nesta área e nas área de contabilidade e controladoria são ocupados por mulheres e sem um adequado conhecimento dos principais aplicativos de mercado como o Pacote Office da Microsoft (destaco aqui o Excel), a manipulação de arquivos em nuvem e ainda os aplicativos de produtividade online minam a chance de uma boa recolocação.
Pensando nesse sentido resolvi compartilhar no Youtube parte dos meus conhecimentos criando cursos completos e aulas avulsas com temas que podem ser utilizados como ferramenta de aprendizado. Entre as aulas destaco o curso de Excel, o curso de manipulação de arquivos em nuvem, as aulas avulsas do Word e o curso de programação de macros e VBA. Com o poder de processamento dos atuais computadores e a necessidade de manter a empresa conectada com o mundo a busca e o processamento de informações tornou-se o bem mais valioso para qualquer empresa. Quem sabe analisar e tomar decisões com base nesses dados terá um lugar de destaque no mercado.
Mas não é somente meu canal de vídeos que tem conteúdo voltado para a capacitação profissional, há centenas deles.
Atualmente muitos concursos públicos disponibilizam vagas e, apesar de ser acirradíssimo a disputa, você pode se preparar utilizando a ajuda de uma infinidade de canais que oferecem resoluções de questões e explicação de conceitos importantes para um bom aproveitamento na prova. Entre esses canais destaco o canal MatemaDicas (para aulas de matemática).
Se o objetivo é aprender ou se aperfeiçoar em programação há uma excelente comunidade no Google+ chamada eXcript com cursos completos em diversas linguagens de desenvolvimento. Se você gosta do método tradicional de estudo, há muitos livros de qualidade no mercado.
Apesar de encontrarmos um vasto material na Internet é necessário um bom planejamento para se recolocar no mercado. Se o motivo de afastamento é por maternidade não deixe para se capacitar depois de criar os filhos. Durante o processo reserve algum tempo para que você possa escolher se quer retornar para sua área de formação ou se deseja novos desafios em outras áreas. Depois de decidir comece a se preparar gradativamente. Trocar experiências com amigos que trabalham na área, conversas em grupos de discussão online, twitter, linkedIn e outras redes sociais ajudarão bastante no direcionamento dos seus esforços.
Se atualmente você está insatisfeita pensando em mudar de emprego então comece a se preparar antes de se desligar (ou ser desligada!). Não espere para “correr atrás” de uma vaga ou recolocação no mercado.
Inicie seus estudos enquanto está empregada e escolha que rumo sua vida vai ter antes de dar o passo decisivo. Converse com colegas que trabalham na área que deseja dentro da empresa. Peça para que eles falem um pouco sobre suas atividades. Converse também com pessoas de seu circulo de amigos, quem sabe uma nova oportunidade ou uma mudança de direção não é o que você realmente precisa?
Não se deixe abater pelo desânimo, cansaço ou pela competição. Você é única! A energia e a motivação de que precisa para começar já está dentro de você. Agora me responda: Há desculpas para não se preparar?

Alessandro Trovato
Engenheiro de Software, Analista de Sistemas e Youtuber

Blog: http://www.sigaonerd.com
Postagem Anterior Próxima Postagem